Buscar
  • Marca Forte

E = (p + e)²

Nos últimos meses eu tenho conversado com muitas pessoas sobre marketing. Pessoas que nunca nem imaginei que poderia ter a oportunidade de trocar poucas palavras e agora essas palavras estão sendo colocadas em pauta e fazendo a diferença em negócios com anos de história e muitos outros mais pela frente.


Mas o que mais me surpreendeu, foi como minha ótica sobre marketing tem mudado absurdamente e ampliando seu conceito, antes tão claro para mim. Digital, trade, varejo, promocional, institucional, inbound, outbound e por aí vai. Em poucos anos de literatura sobre o assunto, muitas definições, conceitos e metodologias já foram colocados em pauta, discutidos, aclamados e também desacreditados.


Porém, acima de tudo isso, duas palavras continuam a aparecer na minha rotina: relacionamento e experiência. Pode até parecer pouco para chamar de definição, conceito ou outro rótulo, mas essas duas representam muito mais que seus próprios significados no dicionário.


Chega a ser engraçado quando traçamos um paralelo entre o relacionamento interpessoal e de marcas com pessoas. É tudo igual. Exatamente. Encantamento, paquera, ego, expectativa, diálogo, frustração, empatia, simpatia, hipocrisia, busca por satisfação, paixão.

Essas palavras se aplicam aos dois tipos de relação. Isso se explica com a outra palavrinha, que possui um peso maior do que a maioria dos profissionais de qualquer área costuma entender e muitas vezes até dar atenção. Experiência é o que todos buscamos em qualquer tipo de relação. Experiências são os pedaços que constroem nossa história de vida.

Agora eu te pergunto: Dentre todas as experiências que uma pessoa vivencia em seus anos de consciência, quais delas serão sempre lembradas? A resposta está nos extremos. Experiências muito boas ou muito ruins.


Para se posicionar de maneira eficaz na cabeça do outro, é necessário estudo, planejamento, estratégia, erro, acerto, erro de novo, mas acima de tudo aprendizado. E tudo se repete.


Nosso papel é sempre buscar mudança, moldar e inovar. Transformar meras relações em experiências inesquecíveis.


E aí, a resposta da fórmula do título desse artigo passa a fazer todo o sentido:

Experiência = pessoas + experiências, multiplicadas por elas mesmas.
Rafael Motta é empresário, criador da Nove, professor, palestrante e grande parceiro da Marca Forte.
0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Marca Forte ® - CNPJ 34.707.821/0001-84.